sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Grupo 3: Ideologia e hegemonia na versão de alguns autores

Agora vamos nos preocupar um pouco em retratar como alguns teoricos entendiam os conceitos de hegemonia e ideologia, e a relação que faziam entre ambos.Começaremos com Karl Marx e seu conceito de crítico sobre a ideologia, ele acredita que o conceito ideologia mascara a realidade, este considera a ideologia uma idéia de um discurso com a ação de mascarar um objeto e assim mostrando só a aparência e escondendo as outras qualidades.

“Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia - consultado em 06/10/2011

Mas também temos o contraponto de alguns teóricos contemporâneos que aderem a ideia de ideologia muito ligada a questões de dominação o que nos leva a debater nos mesmos teoricos os conceitos de hegemonia. Antonio Gramsci foi responsavel pelo conceito de hegemonia politico que conhecemos atualmente que designava a dominação ideologica de uma classe social .

“Particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Hegemonia - consultado em 06/10/2011

Karl Mannheim possuía como analise central o conceito total de ideologia através da sociologia do conhecimento e segundo ele a ideologia era idéias com base na transcendência de devidas situações e que de fato nunca realizaram efetivamente o seu conteúdo proposto, pois por mais que seja assíduo o fato de haver boas diretrizes para a conduta subjetiva do indivíduo, seus significados quando incorporados com as práticas, os tornavam defeituosos.

“A última e a mais importante etapa de criação da concepção total de ideologia surgiu igualmente do processo histórico-social. Quando a “classe” tomou o lugar do “folk” ou da nação, como portadora da consciência historicamente em evolução, aquela mesma tradição teórica, o que já nos referimos, absorveu a noção de que uma estrutura da sociedade e sãs formas intelectuais correspondentes variam com as relações entre as classes sociais.” (MANNHEIM, 1986, p. 94).

3 comentários:

  1. Gostei do texto, achei ele de fácil compreensão. bem legal gurias :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é difícil discutir a questão da ideologia, mas eu acho que as classes dominantes impõe o que elas pensam às classes menos favorecidas, também há a questão da igreja,que influência a ideologia de seus adeptos, entre outras entidades que influenciam a questão ideológica do indivíduo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a abordagem que o grupo teve em relação á esse tema que gera polemicas discussões, principalmente na relação dominante e dominado. O texto foi bem elaborado, com linguagem de fácil compreensão e também foi claramente mostrado a visão de diversos autores em relação ao tema abordado: A Ideologia e a hegemonia.

    ResponderExcluir